segunda-feira, 10 de novembro de 2008

15 Nov 2008 - Centenário da Umbanda Sagrada



Neste dia 15 de novembro de 2008, iremos comemorar 100 anos da chegada do Caboclo das 7 Encruzilhadas e a Fundação da Nossa Umbanda Sagrada.


No dia 15 de novembro de 1908,o jovem Zelio Fernandino de Moraes foi convidado a participar da sessão, na Federação Espírita de Niterói, presidida na época por José de Souza, pois seus familiares achavam que ele estava sofrendo algum “transtorno espiritual”... Tomando um lugar à mesa, ele foi tomado por uma força estranha e alheia a sua vontade, e contrariando as normas que impediam o afastamento de qualquer dos componentes da mesa, Zélio levantou-se e disse:

-"Aqui está faltando uma flor."

Saiu da sala indo ao jardim e voltando após com uma flor, que colocou no centro da mesa e logo em seguida, manifestou-se nos médiuns kardecistas espíritos que se diziam pretos escravos e índios. O diretor dos trabalhos achou tudo aquilo um absurdo e advertiu-os com aspereza, citando o "seu atraso espiritual" e convidando-os a se retirarem. Após esse incidente, novamente uma força estranha tomou o jovem Zélio e através dele falou:

- "Porque repelem a presença desses espíritos, se nem sequer se dignaram a ouvir suas mensagens. Será por causa de suas origens sociais e da cor?"

Seguiu-se um diálogo acalorado, e os responsáveis pela sessão procuravam doutrinar e afastar o espírito desconhecido, que desenvolvia uma argumentação segura. Um médium vidente perguntou:

- "Por quê o irmão fala nestes termos, pretendendo que a direção aceite a manifestação de espíritos que, pelo grau de cultura que tiveram, quando encarnados, são claramente atrasados? Por quê fala deste modo, se estou vendo que me dirijo neste momento a um jesuíta e a sua veste branca reflete uma aura de luz? E qual o seu nome irmão?”

- "Se querem um nome, que seja este: sou o Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque para mim, não haverá caminhos fechados. O que você vê em mim, são restos de uma existência anterior. Fui padre e o meu nome era Gabriel Malagrida. Acusado de bruxaria fui sacrificado na fogueira da Inquisição em Lisboa, no ano de 1761. Mas em minha última existência física, Deus concedeu-me o privilégio de nascer como caboclo brasileiro."

Anunciou também o tipo de missão que trazia do Astral:

- "Se julgam atrasados os espíritos de pretos e índios, devo dizer que amanhã (16 de novembro de 1908) estarei na casa de meu aparelho, às 20 horas, para dar início a um culto em que estes irmãos poderão dar suas mensagens e, assim, cumprir missão que o Plano Espiritual lhes confiou. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados ."

O Caboclo estabeleceu o nome do Movimento Religioso que se iniciava: UMBANDA – Manifestação do Espírito para a Caridade. Nascia naquele momento a UMBANDA, a única religião verdadeiramente brasileira !!!

Nenhum comentário: