domingo, 18 de janeiro de 2009

Uma grande trajetória com muitos percalços a vista…



Na noite em que conquistou o direito de candidatar-se à Casa Branca, em junho de 2008, Barack Hussein Obama comemorou diante de eleitores entusiasmados com um discurso de otimismo. "Nesta noite, marcamos o fim de uma jornada histórica com o começo de outra – uma jornada que trará dias melhores para o país", prometeu. Agora, ao falar sobre o conteúdo do discurso que fará em sua posse, Obama disse que pretende apenas ser o mais honesto possível com o povo americano sobre "quais são as circunstâncias" do país. A redução da escala retórica, das alturas de "dias melhores" para a dureza das "circunstâncias", é um reflexo sombrio da realidade. Nesta terça-feira, 20 Jan 2009, ao tomar posse como o 44o presidente dos Estados Unidos, Obama herdará um país de poderes incontrastáveis. É uma potência militar e tecnológica, uma grande economia... Mas, como sombra de mau agouro sobre todo o seu gigantismo, o país se encaminha para uma das maiores crises econômicas de sua história, cuja gravidade coloca em xeque a própria hegemonia americana no mundo.

Como o primeiro negro a presidir o país, a posse de Barack Hussein Obama, 47 anos, é mesmo, o coroamento de uma jornada histórica. A dúvida é saber se seu governo marcará o início de uma nova era, aprumando os EUA para manter seu status de potência dominante no século XXI, ou se será o começo do fim de uma supremacia que moldou o planeta, tal como o conhecemos hoje. Sua posse será um evento comemorado em todo mundo, e com direito a um Show em Washington da Banda Baiana “Beleza Brasil”.

Alguns fatos interessantes:

·         O Artista artista Gary McIntire criou cenário da posse presidencial dos Estados Unidos, na Legolândia (Califórina). 

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Mundo&newsID=a2370957.xml

·         Vinho do Porto escolhido para cápsula do tempo de comemoração de posse de Obama.

http://www.gforum.tv/board/600/298050/vinho-do-porto-escolhido-para-capsula-do-tempo-de-comemoracao-de-posse-de-obama.html

·         Bonecos em homenagem a posse de Obama.

http://blogdebrinquedo.com.br/2009/01/06/bonecos-em-homenagem-a-posse-de-barack-obama/

Fonte (com adaptações): http://www.veja.com.br